domingo, 11 de setembro de 2016

UNIFESSPA - Convite para publicação:Letramento na Educação Básica


Convite para publicação: Letramento na Educação Básica


O Caderno de Pesquisa:LiLiAr, periódico virtual do Programa de Mestrado
Profissional em Letras Profletras, da Universidade Federal do Sul e Sudeste
do Pará (UNIFESSPA), está com chamada aberta para o volume número 01, com a
temática Letramento na Educação Básica, a ser publicado no 2º Semestre de
2016.
A data limite para envio dos artigos é 15 de outubro de 2016. Esse Caderno
reunirá trabalhos resultantes de pesquisas científicas sobre práticas de
leitura e escrita vivenciadas na Educação Básica, desenvolvidas em cursos
de Mestrado e de Mestrado Profissional, sem ônus para os autores
convidados. Os artigos podem trazer diferentes perspectivas teóricas e
metodológicas desenvolvidas no campo de estudos da Linguística, Literatura
e Artes.
Informações adicionais:
1. Os trabalhos submetidos devem estar formatados de acordo com as
Diretrizes para Autores, enviadas em anexo.
2. O volume número 01 se caracteriza como uma atividade organizada por
profissionais da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará: Profa. Dra.
Áustria Rodrigues Brito, Profa. Dra. Eliane Pereira Machado Soares, Profa.
Dra. Tânia Maria Moreira e pelo Me Teófilo Augusto da Silva.
3. Ao enviar o material para publicação, o(s) autor(es) está(ão)
automaticamente abrindo mão de seus direitos autorais, concordando com as
diretrizes editoriais do Caderno de Pesquisa LiLiAr.

NORMAS PARA PUBLICAÇÃO NO CADERNO DE PESQUISAS DO PROFLETRAS/ UNIFESSPA

1.      O Caderno de Pesquisas LiLiAr (Linguística, Literatura e Artes) é um periódico semestral que busca estabelecer um espaço virtual e científico de divulgação de pesquisas e experiências de ensino de Linguística, Literatura e Artes, com vistas à popularização de conhecimentos produzidos na comunidade acadêmica e ampliação das competências de professores que atuam na Educação Básica. O Caderno está aberto à comunidade acadêmica e destina-se a publicação de trabalhos que, pelo seu conteúdo, possam contribuir para a formação e o desenvolvimento científico nas áreas mencionadas.
2.      A publicação de artigos, relatos de experiência, resenhas e entrevistas está condicionada a pareceres de membros do Comitê Científico ou de Colaboradores Ad hoc.Caberá aos Editores do Caderno a incumbência de selecionar os textos com base nestas normas e encaminhá-los para os pareceristas da área.
3.      A seleção dos textos para publicação toma como critérios básicos a contribuição às linhas editoriais do Caderno de Pesquisas do Profletras/Unifesspa, a originalidade do tema ou do tratamento dado, assim como a consistência e o rigor da abordagem teórico-metodológica.
4.      Eventuais modificações de estrutura ou de conteúdo, sugeridas pelos pareceristas ou pela Comissão Editorial, só serão incorporadas mediante concordância dos autores.
5.      Cada texto poderá ter, no máximo, três autores. Os autores, pela simples submissão, são responsáveis pela exatidão das referências bibliográficas e assumem a responsabilidade sobre a autoria e domínio de seu conteúdo.
6.      Em um mesmo número do caderno, não será permitido constar mais de um texto do mesmo autor, ainda que em co-autoria.
7.      A entrega dos originais inéditos para o Caderno de Pesquisas deverá obedecer aos seguintes critérios:
•       Os textos deverão ser elaborados com o processador de arquivo Word for Windows (7.0 ou mais atual, e em arquivo que não ultrapasse 2 MB); com limite de: 10 (dez) a 15 (quinze) páginas para artigos; de 08 (oito) a 15 (quinze) páginas para relato de experiência; de 03 (três) a 05 (cinco) páginas para resenha e de 10 (dez) a 15 (quinze) páginas para entrevistas.
•       Os textos originais submetidos ao Caderno de Pesquisas devem ser digitados em papel A4; fonte Times New Roman, no corpo de texto tamanho 12, com espaçamento entre linhas de 1,5, sem espaço entre parágrafos, alinhamento justificado e a primeira linha do parágrafo deve ter recuo de 1,25 cm; margem superior de 2 cm; margem inferior de 2 cm; e margens esquerda e direita de 2,5cm. Termos em língua estrangeira deverão ser escritos usando o modo itálico. Títulos de obras (livros, romances, poesias, filmes, etc.) deverão ser grafados igualmente em itálico. As transcrições (citações) de até 3 linhas devem estar entre aspas duplas no corpo do texto. As citações que ultrapassem 3 linhas deverão estar fonte 10, sem aspas, recuo de 4 cm da margem esquerda, com espaçamento simples. As transcrições deverão estar indicadas no corpo do texto com chamadas seguindo o modelo: Segundo Compagnon (2002, p. 57), ou (COMPAGNON, 2002, p. 57). Transcrições de falas de inform
 antes devem estar em itálico, espaço simples, fonte 12, recuo de 2 cm. Diferentes títulos do mesmo autor, publicados no mesmo ano, deverão ser diferenciados adicionando-se uma letra depois da data, por exemplo: (GARCIA, 1995a), (GARCIA, 1995b) etc.
•       As notas de rodapé devem ser exclusivamente explicativas. Todas as notas deverão ser numeradas e constar como nota de rodapé (usar comando automático do processador de textos: Inserir/Notas).
•       Eventuais ilustrações (quadros, gráficos, mapas, imagens etc.) devem ser apresentadas em folhas separadas do texto (indicando-se os locais em que devem ser inseridos), devendo ser numeradas e tituladas e apresentar indicação das fontes que lhes correspondem.

•       Os textos deverão conter, obrigatoriamente:
a.      Título: Deve aparecer no topo da página, em letras maiúsculas (CAIXA ALTA) fonte Times New Roman, tamanho 14, centralizado, espaçamento simples, e negritado. Duas linhas abaixo deve ser apresentada a tradução do título em Inglês, conforme a mesma formatação do título original.
b.      Autor(es):   Duas linhas abaixo do título (com espaço em branco de 1,5) deve ser informado o(s) nome(s) do(s) autor(es) por extenso, sem abreviaturas. No caso de mais de um autor, colocá-lo em linha diferente (logo abaixo), seguindo ordem de maior titulação. Os nomes devem ser digitados em fonte Times New Roman, tamanho 12, sem negrito, alinhado(s) à direita. Informar em nota de rodapé os dados de titulação, instituição, cargo e/ou função, e endereço eletrônico (e-mail).
c.      Os artigos deverão apresentar, ainda, resumo em português e abstract fiel ao resumo, acompanhados respectivamente de palavras-chave e key words. Neste caso, após o(s) nome(s) do(s) autor(es), deve-se escrever a palavra Resumo, fonte tamanho 12, negrito, alinhado à esquerda. Deve-se iniciar o conteúdo em seguida, utilizando no mínimo de 100 e máximo de 150 palavras, em estrutura de parágrafo único, sem recuo na primeira linha. O espaçamento deverá ser simples de entrelinha e justificado. Após o resumo, na linha seguinte, escrever Palavras-chave, em fonte 12, negrito, alinhado à esquerda. Em seguida, listar no mínimo 3 (três) e no máximo 5 (cinco) palavras- chave que identifiquem a área do artigo e sintetizem sua temática. As palavras-chave iniciar-se-ão com letras maiúsculas e serão separadas por ponto.Logo abaixo deve vir, respectivamente o Abstract e key words que devem apresentar formatação igual à do Resumo e das Palavras-chave.
d.      Referências: devem ser alinhadas à esquerda, devem conter exclusivamente os autores citados no trabalho e ser apresentadas em ordem alfabética, obedecendo às normas atualizadas da ABNT (NBR 6023/2002). Textos que não contenham as referências ou que as apresentem de forma incorreta não serão considerados para exame e publicação.

8.      Os textos devem estar rigorosamente em conformidade com as normas da ABNT em vigor.
9.      Textos que não atenderem rigorosamente às normas poderão ser recusados, neste caso, os autores serão comunicados, via e-mail.
10.     Os textos representam o ponto de vista de seus autores e não a posição oficial do Caderno de Pesquisa ou da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.
11.     O envio de qualquer colaboração implica automaticamente a cessão integral dos direitos autorais ao Caderno de Pesquisas LiLiAr.O autor da produção submetida ao caderno deve encaminhar juntamente com seu texto o termo de autorização para publicação. O envio do texto para publicação autoriza o periódico a disponibilizar gratuitamente, sem ressarcimento dos direitos autorais, a produção submetida para fins de leitura, impressão e/ou download pela Internet, a título de divulgação.
12.     Não haverá pagamento a título de direitos autorais ou qualquer outra remuneração em espécie pela publicação de trabalhos no Caderno de Pesquisas LiLiAr.
13.      O periódico não se obriga a devolver os originais das colaborações enviadas. O Caderno se reserva ainda o direito de efetuar alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical nos textos, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, contudo, o estilo dos autores.
14.     Os textos deverão ser enviados para o Caderno de Pesquisas LiLiAr/Unifesspa por meio do correio eletrônico do periódico:

cadernodepesquisaliliar@gmail.com

Reações:

0 comentários:

Postar um comentário

O blogger não publicará postagens anônimas de cunho ofensivo a pessoas físicas. E também não adianta querer detonar o SINTEPP.