quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

PREFEITO, LEMBRE-SE, A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA É: L. I. M. P. E*

TRABALHADORES DA EDUCAÇÃO OCUPAM A SEMED
Mais de mil servidores da educação estiveram ontem na ocupação da Secretaria Municipal de Administração-Semad, é o que mostra a folha de frequência do Sindicato. Durante à noite, as equipes foram divididas, alguns acamparam na Secretaria Municipal de Educação-Semed, enquanto outros permaneceram na Semad. 
Pela manhã de hoje, o Comando da Greve em conjunto com a coordenação do Sindicato decidiram por concentrar forças na ocupação da Semed. Nesse momento, uma multidão ocupa todos os espaços da secretaria de educação. O movimento é animado com música, rodada de café e bate-papo. A disposição de todos é fazer o enfrentamento e não abrir mãos de nenhum direito conquistado. 
Por seu lado, a prefeitura continua com suas trapalhadas medidas. Por último foi o DECRETO MUNICIPAL Nº 024 DE 04 FEVEREIRO DE 2016, no qual o prefeito expõe toda a sua ignorância com relação aos assunto da educação. Em uma entrevista concedida à imprensa local, ele se diz "enojado de tudo isso". Diz que uma minoria comandada pela ex-secretária de educação é quem está comandando a greve. Isso é verdade, meu povo?! Em suas trapalhadas diz que o decreto não tem poder administrativo. Todavia, o conteúdo do horrendo documento "ferra" com a vida de todos nós. Ele diz que não vai tirar direitos de ninguém, não vai mexer com "a vida da maioria dos professores que estão em sala de aula ganhando o piso salarial". Ora, pelo que sei nenhum professor no município de Marabá ganha "só o piso salarial". Portanto, o que se infere do discurso dele é que vai mexer com o salário de de todo mundo.
Um ponto a ser esclarecido ao senhor prefeito é que a progressão na vertical, de magistério para pedagogia, o que é garantido em nosso plano de carreira, com base no que reza a LDB, não significa mudança de cargo, pois o professor continua sendo professor e continua atuando no mesmo segmento. Também a progressão de graduado para especialista, mestre ou doutor, não se configura mudança de cargo, o servidor continua no mesmo cargo para o qual fez o concurso, apenas mudou o seu nível. Plano de Carreira é para isso, se não perde o sentido, ter um plano de carreira que não garanta progressão. Absurdo!!!
Penso que ao invés de está atacando o bolso dos professores, o excelentíssimo deveria reconhecer que Marabá hoje possui um quadro excelente de professores qualificados, graduados, especialistas, mestres, um doutorando, aqueles que ainda possui somente o curso de magistério estão cursando sua faculdade; tudo isso graças ao incentivo que o nosso plano de carreira garante. 
Se Marabá ainda não deu um salto de qualidade no ensino para ser exemplo em todo o país, é por outros fatores, entre eles a insegurança jurídica desde que João Salame assumiu a prefeitura, não por falta de qualificação profissional do quadro docente. Caso Marabá tivesse um prefeito sério, que visasse a educação como prioridade, tenho certeza de que nosso município estaria em destaque na mídia nacional, não por ser uma cidade violenta, e sim pela excelência na educação.
Agora, o prefeito parece que não está sabendo separar o que é pessoal do que é administrativo. Isso ficou claro na sua fala em entrevista em um canal de televisão local. A disputa eleitoral com o grupo que fez parte do governo de seu principal opositor político na eleição passada está anuviando suas ideias. 
Parece que ele matou aquela aulinha de direito administrativo, pois parece não saber das cinco letrinhas: L I M P E. Vamos recordá-lo de que esse "I" que aparece ai significa IMPESSOALIDADE. A administração pública precisa ser Impessoal. Mais uma vez digo: sua excelência está levando a coisa para o lado pessoal. Esse é um erro caro, meu Caro.


* Legalidade, Impessoalidade, Moralidade, Publicidade e Eficiência.

Reações:

2 comentários:

  1. Caro Aurismar, estava sentido falta das suas opiniões em relação a este governo, que desde de quando assumiu vem perseguindo a Educação esse camarada nunca me enganou lembro que na eleição passada vc defendeu ele com unhas e dente nunca pensou que três anos depois vc fosse se decepcionar, mais a luta continua.

    ResponderExcluir

O blogger não publicará postagens anônimas de cunho ofensivo a pessoas físicas. E também não adianta querer detonar o SINTEPP.