sexta-feira, 3 de julho de 2015

MARABÁ TEM AS DUAS PRIMEIRAS MESTRAS DA REGIÃO NORTE FORMADAS PELO PROFLETRAS

AS NOVAS MESTRAS: VERA GARCIA E SEANE XAVIER

O Profletras - Programa de Mestrado Profissional em Letras, é uma inciativa do governo federal que visa capacitar os profissionais da área de letras que atuam no ensino fundamental. O programa é coordenado pela CAPS - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nilvel Superior. Sendo oferecido através do Sistema da Universidades Abertas do Brasil - UAB. O curso oferecido é de pós-graduação stricto sensu, previsto a ser desenvolvido com 360 horas num prazo de dois anos. As primeiras turmas iniciaram suas aulas em agosto do ano de 2013 e estão concluindo agora em 2015.
Em Marabá, não foram oferecidas vargas para formação de nenhuma turma naquele ano, todavia os interessados buscaram fazer as provas para as cidades mais próximas; como foi o caso das professoras SEANE DE OLIVEIRA XAVIER BEZERRA e VERA BARROS BRANDÃO RODRIGUES GARCIA, que ingressaram no curso através da Universidade Federal do Tocantins. O desafio foi grande, contam as mestras que foi preciso se afastar do trabalho e da família para dedicar horas às pesquisas e à produção dos trabalhos exigidos pelo curso. 
A professora, agora mestra, Seane Xavier destacou que o que foi determinante em seu trabalho "foram os papéis bem definidos de professoras e pesquisadoras". Essa articulação entre o ser-professor e o ser-pesquisador, segundo ela, foi o grande diferencial. Explica que "a pesquisa que fizemos foi do tipo pesquisa-ação, um olhar sobre a nossa própria ação prática, observar, analisar e intervir em nosso própria prática".     Professora Seane escreveu sua dissertação com o tema: LETRAMENTOS ORIENTADOS POR UM CIRCUITO CURRICULAR MEDIADA POR GÊNEROS: PRÁTICA DE ESCRITA E DE ANÁLISE LINGUÍSTICA EM AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA. Está confiante de que sua formação em muito enriquecerá sua prática docente. 
Por seu lado, a professora mestra Vera Garcia escreveu a dissertação com o tema: TRANSFORMAÇÃO EM AULAS DE LEITURA E DE ANÁLISE LINGUÍSTICA: PERCUSSOS DE PROFESSORES. Tema muito enriquecedor que certamente será multiplicado pela competência dessa nossa colega e companheira. 
As duas mestras tiveram seus trabalhos orientados pelo professor doutor Wagner Rodrigues Silva e defenderam suas teses no último dia 30 de junho, tornando-se assim as primeiras professoras mestras formadas pelo programa Profletras no Estado do tocantins e da Região Norte.  
Parabéns às companheiras e muito sucesso na carreira profissional. 


Reações:

2 comentários:

  1. Minhas colegas queridas!!! Parabéns pelo trabalho e que a luta por uma formação cada vez melhor seja sempre pauta na vida de vocês! Estudar é sim trabalhoso, mas é imensa a alegria de vencer etapas! E, por mais que a gente "sacrifique" família e amigos na hora da escrita, da pesquisa, o resultado final é para os nossos alunos e para os nossos colegas que crescem com o crescimento da gente. Fico na torcida para que mais colegas possam ter acesso ao mestrado e que, preferencialmente, seja possível essa formação em Marabá mesmo. Estudar já é trabalhoso, mas fica infinitamente mais trabalhoso (e caro!) quando a gente precisa deslocar do nosso local de moradia.

    Um grande beijo! E parabéns Aurismar por valorizar nossas colegas!

    Cleiry Carvalho

    ResponderExcluir
  2. Boa noite Aurismar.
    Gostaria de saber sobre o reajuste salarial dos servidores do ensino médio.
    Você poderia me informar de quanto foi o reajuste e quando que o prefeito começará a pagar?
    Aguardo resposta.

    ResponderExcluir

O blogger não publicará postagens anônimas de cunho ofensivo a pessoas físicas. E também não adianta querer detonar o SINTEPP.