quinta-feira, 16 de julho de 2015

Inaugurado o Centro Cirúrgico do Hospital Materno Infantil




O prefeito João Salame e o secretário municipal de Saúde, Nagib Mutran Neto, entregaram à população, na tarde desta quarta-feira (15), o novo Centro Cirúrgico do Hospital Materno Infantil de Marabá. A maternidade é referência na região sudeste do Estado e, com a reforma, oferecerá mais segurança e conforto às mães, bebês e familiares, assim como aos servidores que trabalham na unidade de saúde.
São quatro salas cirúrgicas, sendo duas destinadas a parto normal e duas para parto cesáreo; três salas de pré-parto, recuperação pós-cirurgia (RPA), repouso dos médicos, farmácia, enfermaria, banheiros com vestiários e copa.
“São oito leitos bem modernos, com um melhor padrão de qualidade. Não existe em nossa região casa de saúde voltada para a maternidade com essa estrutura que nós inauguramos hoje”, disse o prefeito João Salame.
A partir da próxima segunda-feira (20), o novo Centro Cirúrgico deve começar a funcionar, uma vez que o espaço vai passar ainda pela fase de desinfecção para garantir melhor qualidade no parto. “Inclusive, as camas das parturientes são mais modernas e com isso poderão ser deslocadas do centro cirúrgico direto para o quarto, um atendimento mais humanizado e é isso que a gente pretende melhorar o serviço para a população”, destacou o gestor municipal.
A inauguração também contou com a presença do bispo de Marabá, Dom Vital Corbellini, que abençoou o novo espaço da maternidade. “É um local bonito, que vai acolher muitas mães e filhos”, disse.
O secretário municipal de Saúde, Nagib Mutran, agradeceu o trabalho dos colaboradores. “Ficou melhor do que a gente esperava. A população só tem a ganhar e, até o final do ano, as parturientes poderão ter um parto mais humanizado, sendo acompanhado do início até o final”, disse.  
A enfermeira Domingas Aquino Lobato, 64 anos, trabalha na maternidade desde a inauguração do Hospital Materno Infantil em 2008 e disse que estava muito emocionada. “Agradeço a Deus e ao prefeito pelo que está sendo feito por essa maternidade”, disse.
Vistoria
Após a inauguração, o prefeito João Salame e o secretário de saúde Nagib Mutran inspecionaram a enfermaria e a cozinha da maternidade.
Salame esclareceu ainda que não pretende privatizar ou terceirizar os hospitais públicos de Marabá, visando o melhor atendimento da população e sim fazer uma mudança de gestão, passando as casas de saúde para a administração de uma Organização Social de Saúde, a exemplo de outras cidades que o fizeram e onde o atendimento melhorou bastante.
“Nós sabemos que temos bons servidores no Hospital Municipal, mas a burocracia, a lei de licitações, que trava você de adquirir um medicamento com rapidez, de corrigir um problema com urgência, gera desconforto, deterioração nas condições de trabalho. Então, essa é uma experiência que vem sendo feita de maneira vitoriosa em várias cidades, onde o nível de satisfação da sociedade melhorou muito”, disse.
Salame ressaltou ainda que será feito um debate envolvendo o Ministério Público, conselho de Saúde e a sociedade para tomar a decisão para melhorar. “Infelizmente, o atendimento ainda não melhorou do jeito que eu quero, se for preciso eu dar um choque de gestão, eu vou dar”, ponderou. (Texto: Alessandra Gonçalves/Foto: Dinho Aires)

Reações:

0 comentários:

Postar um comentário

O blogger não publicará postagens anônimas de cunho ofensivo a pessoas físicas. E também não adianta querer detonar o SINTEPP.