terça-feira, 23 de junho de 2015

GESTÃO DEMOCRÁTICA NO MUNICÍPIO DE MARABÁ: AVANÇOS E DESAFIOS




*É professora Pedagoga e Formada em Letras – Língua Inglesa pela Universidade Federal do Pará. Secretária Geral do Sintepp, subsede Marabá. Coordenadora de Finanças do Sintepp Regional Sudeste e Coordenadora de Políticas Sociais do Sintepp Estadual.

O processo de gestão democrática em Marabá com os princípios de autonomia administrativa, financeira, pedagógica e democrática, apenas começou! Sua implantação no bojo das políticas públicas educacionais em qualquer lugar é lenta e também problemática, pois parte de uma compreensão maior na reformulação da lei em vigor, como parte das reformas educacionais desde os anos 90.

O avanço do Projeto de Lei 17.609/13, se concretizou pela eleição direta dos diretores e vice-diretores das unidades de ensino, com ampla participação da comunidade escolar e das determinadas instâncias e segmentos que compõem o ambiente escolar. Um marco histórico e único para a Educação Pública de Marabá, pautando um ambiente de democracia e de exercício dos direitos civis, em pleno vigor em um dos municípios mais importante do Estado do Pará.

O novo projeto de Lei tem elementos significativos na sua estrutura que privilegiam uma atenção maior para a descentralização de recursos, qualificação profissional, formação continuada, endurecimento das faltas acometidas, inclusão de determinados setores da sociedade, autonomia administrativa e pedagógica. São fatores determinantes na construção do processo de Gestão Democrática, que nos fortalece no âmbito da Educação por melhores condições de trabalho e de ensino, principalmente na tomada de decisões compartilhada.

Nossa tarefa principal quanto Entidade Sindical, SINTEPP – Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública no Pará, Subsede Marabá, é continuar fortalecendo essa discussão no Município de Marabá, na Regional Sudeste e no Estado do Pará, compartilhando a ideia de uma visão libertadora, autônoma e democrática como forma de proteger o bem público, melhorando a educação e qualificando as relações de trabalho nas unidades escolares, como forma de garantir mudanças profundas em nossa Educação.

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