segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Prefeitura inicia imprimação para asfaltar ruas do Bairro Araguaia



A Prefeitura de Marabá, cumprindo meta do plano de "Plano de Pavimentação e Qualificação de Vias Urbanas”, dentro do programa “Xô Poaca”, que visa levar pavimentação as áreas mais periféricas do município, deu início na última sexta-feira (14), a imprimação, etapa de preparação para a colocação do asfalto, da Avenida das Torres, principal via do Bairro Araguaia.

A pavimentação traz uma série de outras melhorias, como a valorização de imóveis e melhor qualidade de vida. Moradora da Avenida das Torres há três anos, Elisabete Tavares, 34 anos, conta que não imaginava que o asfalto iria chegar tão cedo no bairro.

“Nós estamos muito felizes com os trabalhos que estão sendo realizados aqui. Imagina quando chegar o asfalto. Não estamos acreditando em tudo isso que está acontecendo”, confessa. A dona de casa diz ainda que a rua em que mora também recebeu iluminação pública há cerca de quatro meses. “A prefeitura realmente está trabalhando pelo nosso bairro”, pondera.

Quem também está feliz com as obras é Maria Eliene Gonçalves Lima, 56 anos. Pioneira no bairro, ela comemora a preparação feita para a chegada do asfalto. “Está tudo indo muito bem, espero que continue assim, a obra está a todo vapor”, avalia a dona de casa, lembrando que quando chegou ao bairro era só mato e agora está chegando o desenvolvimento.

Segundo Antônio Martins, encarregado geral da obra, a imprimação das ruas continuará na próxima quarta-feira (19), caso não chova nesses próximos dois dias. O próximo local a ser asfaltado é o trecho que segue da Avenida das Torres, que dá acesso a Rodovia Transamazônica (BR-230).

Ao total, 60 funcionários estão trabalhando no Bairro Araguaia. Os trabalhos iniciaram o último dia 28 de setembro e a previsão é de que em 15 meses as obras estejam concluídas.

A obra é fruto do convênio entre a Prefeitura de Marabá e a Vale, como compensação pela duplicação da Estrada de Ferro Carajás (EFC). Além do Araguaia, também estão recebendo terraplanagem, drenagem e pavimentação os Bairros Nossa Senhora Aparecida (Coca-Cola), Alzira Mutran, Km 7, São Félix I e II, e a Vila Itainópolis, na zona rural do município.

Outras obras

A prefeitura também realizou outras melhorias recentes no Bairro Araguaia, como a instalação de 600 pontos de iluminação pública, com estrutura de braços de luz, lâmpadas e reatores. Além disso, está prevista para o bairro a construção de um Núcleo de Educação Infantil (NEI), com capacidade para 240 crianças, orçado em R$ 1, 8 milhão.

A creche será executada com a metodologia Light Steel Frame (LSF), que é um sistema construtivo com elementos metálicos para paredes e coberturas, formados por quadros estruturais de perfis leves de aço zincado, fazendo com que a construção seja mais rápida. (Texto: Alessandra Gonçalves/Fotos: Dinho Aires)

Reações:

0 comentários:

Postar um comentário

O blogger não publicará postagens anônimas de cunho ofensivo a pessoas físicas. E também não adianta querer detonar o SINTEPP.