quinta-feira, 31 de outubro de 2013

ELEIÇÃO PARA DIRETOR DE ESCOLA

 

Agora é lei.

Ponto de luta não só do SINTEPP, mas de todos os sindicatos que defendem uma educação pública de qualidade baseada na democracia, a eleição para diretor de escola agora é lei em Marabá. Há trinta anos fazendo parte dos debates em todos os fóruns de discussão do SINTEPP, a coordenação da subsede de Marabá conseguiu, depois de muita polêmica, forçar o governo a instituir a comissão que elaborou o projeto de lei que foi aprovado ontem, dia 30/10, pela Câmara Municipal com 20 votos a favor e uma abstenção. 
O próximo passo agora é a publicão do edital convocando as eleições, a ser expedido pela Secretaria de Educação, após o qual se realizará o pleito. Essa é uma conquista significativa, pois tira os diretores de escola das mãos de vereadores e políticos de plantão que apadrinham as indicações para a função de diretor visando manter a escola como seu "curral" eleitoral. 
A comunidade escolar precisa, no entanto, ficar atenta aos candidatos que se apresentem como amigo do vereador A ou B. Não vamos permitir que essas velhas práticas coronelialistas continuem enraizadas no meio da educação.
É preciso avaliar o projeto de trabalho de cada candidato a diretor, é preciso termos cuidado para não elegermos diretores com histórico de perseguição ao servidor, diretor amigo do governo e que defende com "unhas e dentes" a sua perpetuação na função é um perigo. 
A data prevista pelo governo inicialmente era que as eleições acontecessem no próximo dia 19/11, mas, pelo andar da carruagem, paarece que estão querendo empurrar para mais adiante. Isso é ruim porque deixa as escolas num clima de indecisão. O SINTEPP se manterá atento a fim de garantir que o processo de fato aconteça e que a lei se cumpra.


OBSERVAÇÃO: todos os interessados a concorrer precisa esperar a publicação do edital, ainda não estão abertas as inscrições, quem fizer campanha antecipada poderá ser punido.

Reações:

8 comentários:

  1. Aurismar trabalho em um escola onde a diretora já está fazendo campanha para o candidato do secretário de educação. Ou seja, indicado pelo próprio bressan... Bem como ela afirmou para nós funcionários.

    ResponderExcluir
  2. Aurismar tem diretores que foi indicado pela atual gestão que estão perseguindo os Professores que querem concorrer as eleições. Fique atentos caros colegas.

    ResponderExcluir
  3. Aurismar tem diretores que foi indicado pela atual gestão que estão perseguindo os Professores que querem concorrer as eleições. Fiquem atentos caros colega confiamos em nosso sindicato e sabemos que vcs fisacalizaram...

    ResponderExcluir
  4. Vamos ficar atentos para que realmente tenhamos uma eleição democrática. Para q não fique os da panelinha indicados por A ou B.

    ResponderExcluir
  5. Aurismar tem diretores que foi indicado pela atual gestão que estão perseguindo os Professores que querem concorrer as eleições. Fiquem atentos caros colega confiamos em nosso sindicato e sabemos que vcs fisacalizaram...

    ResponderExcluir
  6. Seria interessante a presença do sintepp nas escolas averguando as informamos para a comunidade, já q alguns diretore omitem. A maioria da pessoas não sabem nada sobre concelho escolar e do o sintepp tem autridade moral p mecher nessa questão.

    ResponderExcluir
  7. Muito ingressante a questão do conselho escolar, a maioria dos conselhos estão com problemas, seria interessante o sintepp pensar numa maneira de q não permita jeinho nosconcelhos na corrida contra o tempo.

    ResponderExcluir
  8. Boa tarde, gostaria de saber se vc tem alguma informação a respeito do atraso no pagamento dos funcionários da SEMED que trabalham em departamentos, que até hj (02/11) não receberam seus salários, há um boato que só será pago no dia 10 ou 12/11.

    ResponderExcluir

O blogger não publicará postagens anônimas de cunho ofensivo a pessoas físicas. E também não adianta querer detonar o SINTEPP.