quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Comissão faz nova reunião para definir processo de eleições nas escolas em Marabá


Na tarde desta terça (8), se reuniu no gabinete do secretário de Educação, Luiz Bressan, a comissão nomeada para elaborar o processo que vai eleger diretor e vice-diretor de escolas da rede municipal de ensino em Marabá. Além do secretário Bressan, presidente da comissão, estiveram presentes aos debates os vereadores Pedro Souza e Irismar Sampaio; a presidente do Conselho Escolar de Marabá, Mirani Sertorio; e a professora Jaide Maria. Todos membros da Comissão.
As reuniões periódicas se fazem indispensáveis por causa da necessidade de elaboração dos critérios norteadores do processo eleitoral previsto para o final de outubro. O secretário Luiz Bressan enfatiza que as eleições marcam um novo tempo na história da educação marabaense e seguem as diretrizes democráticas pelas quais se pauta a administração do prefeito João Salame, que querendo o melhor para nossos alunos, determinou ainda no começo de seu mandato, há 10 meses, que todas as crianças em idade escolar fossem matriculadas.
Agora, com as eleições, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) espera que a comunidade escolar tenha total liberdade para escolher quem vai conduzi-la, sem qualquer tipo de ingerência política.

Reações:

16 comentários:

  1. Essa briga é do sintepp a muito tempo e agora está acontecendo, vamos acabar com essa historia de ESCOLA ser quintal de vereador para indicar o diretor para defender seus interesses.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade esperamos sim que o SINTEPP continue nessa luta pois será difícil tirar esses antigos indicados e apadrinhados...

      Excluir
  2. Coordenadores do sintepp, é certo fazer campanha antes dos critérios eleitorais estabelecidos?

    ResponderExcluir
  3. É reunião pra cá e reunião pra lá e nada de concreto foi divulgado sobre como e quando será realizado as eleições.

    ResponderExcluir
  4. É reunião pra cá e reunião pra lá e nada de concreto foi divulgado sobre como e quando será realizado as eleições.

    ResponderExcluir
  5. Aurismar,

    por favor! vamos colocar para a assembleia votar se aceita os pontos vulneráveis destes critérios antes das eleições.
    Por exemplo...é logico que essas eleições tem que funcionar como ocorre na eleição para reitor na universidade....o voto dos funcionários da escola tem que ter um peso maior para igualar ao número de votos de pais e alunos ...tem que pensar como vai ser essa proporção....se isso não for feito os votos dos trabalhadores internos da escola não terão peso nenhum pois a demanda de servidores é menor que a demanda de alunos...

    aguardo seu posicionamento sobre essa questão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é Aurismar que o SINTEPP possa mesmo estar vendo esses critérios e não deixar o "JEITINHO" como sempre fazem de GESTORES não qualificados, para estarem puxando o saco de PREFEITO. Acreditamos na veracidade de vocês COORDENADORES do sindicato, para uma eleição justa e acima de tudo, que respeitem as REGRAS E CRITÉRIOS que serão estabelecidos.

      Excluir
  6. Verdade tem diretores já fazendo suas conversas nas escolas sem ao menos serem estabelecidos os critérios e o pior fazendo chantagem, absurdo né mas realidade, esperamos mesmo que não tenha intervenção de VEREADORES ou de QI.

    ResponderExcluir
  7. olha eu concordo plenamente com a eleição desde que esses diretores antigos não concorram a eleição pois continuará donos da escola. Ja chega de ditadura. Eleição com novos diretores. Valeu abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também concordo esses diretores antigos que na sua maioria são indicados, que nem formação tem para estarem na direção ou vice direção, vamos observar bem como estão nossas escolas, deterioradas, o papel de uma DIREÇÃO DE ESCOLA é cuidar das instalações também, é preservar.

      Excluir
  8. Democracia é termos o direito de escolher o diretor de forma direta . Ou seja, todos que estiverem de acordo com os critérios estabelecidos devem e tem o direito de ser
    candidato. . Ou então, deixa logo os da panelinha que foram indicados por seus veriadores. Hj se fala muito em gestão democrática no entanto, que gestão democrática é essa que a secretaria de educação da todo apoio para certos diretores estarem perseguindo servidores.. Principal mente os professores que podem concorrer com eles.. Caro Aurismar acredito na competência do sindicato e sei que vcs estão atentos para que a secretaria de educação não deixe sua panelinha. .

    ResponderExcluir
  9. Nossa luta sempre foi pela democracia, portanto não podemos impedir a participação de quem quer que seja. Os critérios são igualitários e todos podem concorrer! Por mais que possamos concordar que há alguns diretores que já passaram da hora de se afastarem das escolas, por já não fazerem mais a diferença necessária no processo de ensino-aprendizagem, não podemos pensar em proposta que não seja de fato democrática. E democrática significa garantir a participação de todos!
    Além disso, observamos que alguns servidores são favoráveis ao voto com peso maior para a categoria, mas isso seria mais uma vez uma postura contrária a democracia, pois a nossa luta sempre foi pelo voto universal!

    Os servidores deverão se engajar na campanha, pois numa democracia de fato e de direito nossos votos precisam ter o mesmo valor!

    ResponderExcluir
  10. Aurismar, eu sugiro consultar um bom estatístico para ver como vai ser a proporção de votos entre servidor e aluno de grande, médio e pequeno porte já que na universalização dos votos, pela quantidade maior de alunos de doze anos acaba tendo peso maior do que de um único professor, nisso, temos uma falsa democracia.

    ResponderExcluir
  11. A eleição pra diretores das escolas deve acontecer, porém, os diretores existentes não devem ser incluidos nesse processo eleitoral, uma vez que se consideram os "donos" das escolas. Esses diretores são verdadeiros ditadores; vivem assediando moralmente muitos servidores. Peço a atenção de todos para essa questão! Não podemos permitir que esses mal diretores continuem nas nossas escolas municipais mandando e desmandando, portanto, conclamo toda a sociedade, políticos, educadores para fazermos uma intervenção com relação a essa questão.

    ResponderExcluir
  12. Eleição para diretor já! chega de políticos que transforma a semed em curral eleitoral e diretores autocráticos.

    ResponderExcluir

O blogger não publicará postagens anônimas de cunho ofensivo a pessoas físicas. E também não adianta querer detonar o SINTEPP.