quinta-feira, 11 de outubro de 2012

PRESTAÇÃO DE CONTAS DO FUNDEB - UM NÓ A SER DESATADO ATÉ O APITO FINAL

PRIMEIRA PARTE
O Conselho do Fundeb esteve reunido hoje (11) para mais uma das reunião de prestação de contas, em uma das salas da UAB, às 16:30 horas.  Um dos grandes problemas dessas reunião é que o conselho só existe de fato, mas não de direito. Atuamos, fiscalizamos e cobramos; no entanto não podemos passar disso porque nunca foi regularizada a situação do conselho. Segundo nos informou o ilustre e apaziguador secretário de educação, professor Neles, "já foram enfiadas todas as documentações necessárias para essa regularização, mas o sistema que o Fnde criou não funciona".
Uma das cobranças que fizemos a ele foi para que nos fornecesse extratos atualizados das contas do Fundeb uma vez que temos sempre extratos de pelo menos três meses atrás. Isso se dá pelo fato de não termos acesso direto da conta do conselho. O secretário nos garantiu que esse pedido será atendido, pois nas palavras dele "é interesse nosso divulgar com toda clareza necessária todos os nossos gastos". 
Outro ponto que cobramos explicalções foi no fato de na prestação de contas do mês de janeiro contar como pagos com verbas dos 60% 505 professores contratados, sendo que nesse mês não há professores contratados. Ele disse que esse fato será exclarecido pleo contador, deve, segundo ele, ser algum erro contábil, alguma despeza que deveria estar nos 40%.
O fato é o seguinte, estamos já no mês de outubro, chegando na reta final, e ainda não foi concluída nem as prestação do primeiro quadrimentestre. O secretário garantiu que para próxima semana estará apresentando um plano de ação para o fechamento desses números. Foram suspensas algumas obras para garantir o pagamento dos 60%. Disse ainda o secretário que está sendo aplicado em torno de 60.9% só em pagamento de salário de professores, o que descarta qualquer possibilidade de abono no final do ano.

Reações:

4 comentários:

  1. Se apertar esse povo, logo vocês, do "conselho", vão perceber que o fundeb deve ter sido um dos patrocinadores da campanha vencida do Mau-Mau.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Até o final do ano, companheiro Moisés, muita coisa vai ter que ser explicada.

      Excluir
  2. Como nao tera abono, se muitos de nos nessa tal substituicao em vaga nao temos regencia, nem decimo? Claro q ta sobrando dinheiro,se sair abono q seja p vcs, o q nao qro é q va p conta desses patetas la da SEMED...

    ResponderExcluir
  3. Dizem as más línguas que o povo da SEMED anda chorando pelos cantos da secretaria, e uma senhora toda poderosa Lady "M". já esta se despedindo pois já é sabedora que no seu Pão não vai ter Salame.Vai tarde senhora das horas dobradas dos peixinhos, seu tempo passou e o MP(Ministério Público), que fique de olho nela e na sua corja.

    ResponderExcluir

O blogger não publicará postagens anônimas de cunho ofensivo a pessoas físicas. E também não adianta querer detonar o SINTEPP.